5 vantagens do Marketing Multinível que vão te fazer querer apostar na área

Vantagens do marketing multinível é o que não faltam, mas se você chegou até aqui certamente é porque quer conhecer mais sobre a área que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, dentro e fora do Brasil.

Este conteúdo vai tratar de uma vertente bastante polêmica da área de marketing e vendas: o marketing multinível, também chamado de marketing de relacionamento.

Hoje em dia, muito se ouve falar sobre o marketing multinível. Entretanto, muitas pessoas ainda não sabem como funciona e até mesmo o comparam com o esquema de pirâmide.

Apesar de toda essa confusão, o marketing multinível não tem a ver com o esquema de pirâmide, que é ilegal, com explicaremos mais abaixo.

Outro fator que chama bastante atenção para esse segmento é que, normalmente, quem pratica o defende com um empenho surpreendente. Para  algumas pessoas a postura pode parecer insistentes no momento da apresentação do seu modelo de negócio.

Quem já cruzou por aí com um vendedor de alguma empresa de marketing multinível sabe do que estamos falando.

Mas então, como conhecer as vantagens e desvantagens do marketing multinível e escolher a empresa mais indica, sem ser influenciado pelo vendedor?

É isso que vamos esclarecer neste artigo. Acompanhe!

Confira:

  • O que é marketing multinível?
  • Vale a pena trabalhar nessa área?
  • As principais vantagens do marketing multinível
  • Empresas de marketing multinível: como escolher a melhor?

O que é marketing multinível?

O marketing multinível foi criado na década de 1940, nos EUA, por Carl Rhenborg. Ele pode ser considerado uma evolução das vendas diretas, ou seja, o ganho individual de comissões.

Ele é basicamente um modelo de vendas onde o produto vai do fabricante para os revendedores, em vez de ser comercializado em lojas, por exemplo.

Essa forma de trabalho se tornou uma inovação nas oportunidades de trabalho do mercado informal.

O modelo funciona de uma maneira simples, incentivando os revendedores a venderem mais, atrair novos afiliados e, consequentemente, receberem por essas ações.

Ou seja, uma das principais vantagens do marketing multinível é que o afiliado consegue lucrar tanto com a venda direta dos produtos, como com o recrutamento de uma equipe de vendas.

Aí você deve estar se perguntando qual vantagem a empresa possui nisso? A resposta é: muitas vantagens!

Para a empresa esse modelo é muito interessante não só para garantir um bom volume de vendas, como para disseminar a marca e fidelizar pessoas a ela.

Enquanto isso, para o revendedor é uma oportunidade de ganhar dinheiro de forma independente e de ter uma espécie de cargo de liderança, já que precisará gerenciar uma equipe de vendas.

A diferença entre o marketing multinível e esquema de pirâmide

Essa é sem dúvidas a maior dúvida acerca do mundo do marketing multinível, por isso vamos esclarecê-la.

Além de todas as vantagens do marketing multinível, a área não tem nenhuma ligação com o esquema de pirâmide!

Pronto, já pode ficar mais tranquilo para conhecer melhor o segmento.

O esquema de pirâmide não só é proibido no Brasil, como possui algumas características diferentes do marketing multinível, entre elas:

    • As pirâmides uma hora acabam, já que chega o momento em que a base não consegue realizar novos recrutamentos. Ou seja, isso interrompe o giro de dinheiro e desmonta o topo, que sustenta todo o resto;
    • Não oferecem treinamentos aos envolvidos, logo, eles saem do esquema com o passar do tempo;
    • Não existem produtos a serem comercializados para quem não está dentro da pirâmide. Ou seja, qualquer investimento inicial é apenas um pretexto para a pessoa entrar;
    • Já que não existem mercadorias a serem vendidas, o lucro se dá somente pela entrada de novos integrantes no esquema. Quem investe para entrar só terá retorno se conseguir fazer outra pessoa entrar, e essa outra pessoa trouxer outra, e assim por diante. Resumindo: o lucro real e efetivo funciona para quem está no topo.

Um exemplo bastante conhecido do esquema de pirâmide é o caso da TelexFree, uma empresa com sede no Brasil que se dizia atuar na prestação de telefonia através da internet.

Para tornar o seu serviço conhecido a empresa fazia o que foi considerado pelo Ministério Público Federal um esquema de pirâmide. Isso gerou sérias consequências como acusações, processos e multas que somam milhões de reais.

Vale a pena trabalhar nessa área?

Se vale a pena apostar na área é o que todo mundo deseja de fato saber.

Primeiro, é importante lembrar que o marketing multinível pode sim proporcionar muitos ganhos e benefícios aos seus afiliados.

Entretanto, não dá para esquecer que nesse ramo há uma palavra de lei: trabalho duro.

Apesar das vantagens do marketing multinível, é necessário se esforçar bastante para vender os produtos, fazer a sua clientela e ainda atrair novos afiliados para a sua rede.

Quando há uma rede montada, o trabalho vai muito além da venda dos produtos. São necessários treinamentos, orientações e premiações para que os revendedores se mantenham empenhados e continuem gerando lucros que também serão seus.

No final, o esforço vale a pena!

A área é muito interessante para quem está fora do mercado de trabalho, já que pode gerar um renda sem precisar de grandes investimentos. Além disso,  pode ser sim, uma forma de recolocação profissional.

Entretanto, para quem deseja garantir uma renda extra ou trilhar o caminho para a sua independência financeira, essa também é uma boa aposta.

As principais vantagens do marketing multinível

Como todos os segmentos, há vantagens e desvantagens do marketing multinível. No entanto, é preciso levar em consideração os objetivos que você deseja alcançar ao entrar na área.

Para algumas pessoas, a cobrança do trabalho duro, do recrutamento de pessoas, da venda, dos estudos e aprimoramentos constantes podem ser considerados desvantagens. Enquanto para outros esse é um atrativo.

Além disso, em algumas empresas do multinível, o investimento inicial pode ser um pouco alto perto das condições financeiras de cada pessoa.

Há ainda quem reclame por ter que ceder toda a sua atenção e dedicação para as redes que serão formadas, já que alguns afiliados podem demorar mais tempo que outros para conseguirem criar a sua própria equipe de vendas.

Vamos às principais vantagens do marketing multinível:

1. Você é o seu próprio chefe

Quem é que nunca pensou em largar o emprego formal, apostar em uma carreira autônoma, ser o seu próprio chefe?

Poder fazer a sua própria renda, seu próprio horário de trabalho e regras é um desejo que já passou pela cabeça de muita gente, e os motivos são os mais diversos.

Apesar de ser o sonho comum, a maioria das pessoas não progride nele por conta da burocracia e do custo elevado para iniciar um negócio, por mais simples que ele seja.

Dessa maneira, essa se torna mais uma das vantagens do marketing multinível: a oportunidade de trabalhar para si próprio, sem burocracia e sem precisar de um investimento tão alto.

Você faz o seu horário e é compensado pelo seu próprio esforço. Quanto mais se trabalha e se venda, mais se ganha.

2. Todas as vendas e indicações geram renda

Essa é a base do marketing de rede, como também é chamado o marketing multinível.

Funciona de uma maneira simples. Se um revendedor recruta um novo revendedor e esse integrante posteriormente criar a sua própria equipe, o líder que gerou esses grupos vai estar ganhando.

As pessoas que forem incluídas pelo novo integrante também podem formar as suas equipes, gerando consequentemente mais vendas de produtos, mais renda e mais força para a rede.

Entretanto, em algumas empresas há um limite de criação de redes, para que os afiliados não se esqueçam que é necessário realizar a venda dos produtos, e não somente recrutar novas pessoas.

3. Você se desenvolve e cria seu networking

Ao contrário do que muita gente pensa, atualmente, o MMN (marketing multinível) é um mercado bastante consolidado em todo o mundo, e que vem crescendo cada vez mais no Brasil.

Algumas pessoas têm receio de ingressar nesse ramo e não conseguir firmar uma carreira consolidada. No entanto, empresas que trabalhem com seriedade oferecerão ao afiliado todo o suporte esperado.

Deixar de dar atenção às pessoas, significa dar oportunidade para que elas saiam do negócio.

Treinamentos de negócios, convivência com pessoas que êxito nessa e em outras áreas, desenvolvimento pessoal e profissional, são pilares importantes e bastante comuns em empresas sérias e consolidadas no universo do MMN.

4. Apoio para alavancar as vendas

Para algumas pessoas, vender constantemente e manter os lucros estáveis pode ser um desafio. Por isso, existem empresas de MMN que oferecem um suporte nesse sentido.

Hoje, qual a forma mais simples de você manter o contato com os seus amigos e familiares?

Você provavelmente deve ter pensado nas redes sociais. E está correto!

Por alcançar um grande número de pessoas de maneira rápida e sem custo, as redes sociais se tornaram uma oportunidade de renda para muitas pessoas que trabalham como autônomas.

Hoje em dia existe uma empresa de marketing multinível voltada para o setor de dermocosméticos que não só oferece um plano de negócio atrativo e seguro, como uma Máquina de Vendas.

Essa Máquina de Vendas funciona de uma maneira simples: a empresa sede ela para os seus afiliados, que encontrarão ali conteúdos tanto para ajudar no recrutamento de pessoas, quanto na venda de produtos, com apenas um clique e um compartilhamento nas redes sociais.

Apesar de toda essa tecnologia digital, o desenvolvimento constante nas vendas por meio de treinamentos continua sendo indispensável.

5. Estar mais próximo de alcançar os sonhos

Quem resolver mudar o rumo da vida profissional, toma essa atitude por ter objetivos e sonhos importantes.

Para qualquer pessoa, ter uma casa, um carro, viajar e poder proporcionar uma vida tranquila à família são fatores essenciais, mas nem sempre são possíveis.

Pode parecer “história de vendedor”, mas ingressar no marketing multinível pode te ajudar a estar mais perto de alcançar alguns sonhos.

Falamos isso tanto pelo plano de negócio que permite premiações que enchem os olhos, como carros, cruzeiros, viagens e outras premiações, como pela renda gerada em si.

Afinal, quem é que não deseja ganhar bem, entrar numa loja e poder comprar algo que gosta sem ter que se preocupar com o preço?

Isso se chama liberdade financeira.

Ficou interessado no assunto? Neste link você encontrará mais dicas para alcançar a sua independência financeira.

Com trabalho duro e determinação, qualquer pessoa pode alcançar isso. É dessa forma que o MMN tem criado cada vez mais milionários nos EUA, e agora também no Brasil.

Empresas de marketing multinível: como escolher a melhor?

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens do marketing multinível, deve estar se perguntando qual empresa escolher entre tantas opções que existem no mercado atualmente.

É claro que cada instituição pode oferecer um diferencial, mas é importante encontrar aquela que esteja disposta não só a te ajudar a vender produtos, mas a mudar de vida por meio deles.

Além disso, opte por algo que você acredite. De nada adianta trabalhar com um produto ou serviço que você mesmo não coloca fé de que pode dar certo.

No Brasil, o ramo mais indicado para quem pretende ingressar no marketing multinível é o de cosméticos.  

De acordo com a Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, esse é o que mais cresce anualmente, prevendo um aumento de 14,3% nas vendas até 2020.

Sendo assim, nada como apostar em algo consolidado e com força de vendas, certo?!

Ficou interessado em conhecer melhor uma empresa de marketing multinível que ofereça um plano de negócio atrativo e duradouro? Então clique no link do conteúdo!

Kalahary Ideal

Queremos saber o que você achou!

Receba conteúdos exclusivos!

Kalahary Ideal: A sua opção de beleza e negócio!