Recolocação profissional: Saiba o que e como fazer para voltar ao mercado de trabalho

Após a crise econômica instalada no país no últimos anos, muitos trabalhadores perderam os seus empregos, passando por dificuldades e aprendendo a se readaptar em busca de uma recolocação profissional.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o desemprego atingiu 12,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2018, o equivalente a 12,7 milhões de brasileiros desempregados.

Agora imagine essa quantidade de pessoas buscando uma nova oportunidade no mesmo momento?! Isso passou a significar algo desproporcional: uma alta competitividade para um número bastante reduzido de vagas.

Além disso, as empresas estão exigindo cada vez mais qualificações dos empregados, quando comparado aos anos anteriores.

Isso acontece não só por conta das mudanças globais e no mercado de trabalho em geral, mas também porque as empresas possuem muitas opções na hora da contratação.

Apesar das adversidades, o momento é de pensar em encontrar uma nova oportunidade, e não pensar naquela que já se foi por qualquer que tenha sido o motivo.

Agora vamos a uma reflexão importante para iniciar este artigo: Qual tem sido a sua estratégia para alcançar a recolocação profissional?

Ficar sem emprego pode ser uma situação inesperada e difícil para muita gente, mas com organização, estratégia e foco é possível ter uma recolocação no mercado de trabalho e até mesmo alavancar a carreira.

Como isso é possível? Calma, nós te auxiliamos nesse processo com o artigo abaixo.

Confira:

  • O que é recolocação profissional?
  • Por que tantas pessoas buscam a recolocação profissional?
  • Principais dicas para recolocação no mercado de trabalho
  • Afinal, como se recolocar no mercado de trabalho?

    O que é recolocação profissional?

A recolocação profissional pode ser definida como um processo ou estratégia no qual o profissional, com o auxílio de alguém ou não, trabalha para conseguir um cargo específico ou emprego.

O esforço para alcançar esse objetivo normalmente consiste na revisão do currículo, treinar para as entrevistas, aumentar a relação de networking, mas também buscar mais conhecimento e especialização em determinadas áreas.

Nesse cenário é possível ressaltar ainda um dos principais desafios: se destacar dos concorrentes.

Se destacar dos outros profissionais é um ponto importante para quem busca uma recolocação profissional, já que sempre há muitas pessoas, inclusive com um grande potencial, buscando pela mesma vaga.

Atualmente, existem muitas empresas que prestam o serviço de consultoria para recolocação no mercado de trabalho, atendendo tanto quem pretende mudar de área quanto quem almeja uma nova recolocação.

O termo outplacement (recolocação, em português) é bastante utilizado nesse segmento, ele corresponde ao serviço prestado às pessoas que almejam instruções de como se recolocar no mercado de trabalho.

Há ainda empresas que ao demitir um funcionário oferecem o serviço para ajudá-lo a encontrar uma nova oportunidade no mercado, tornando o desligamento um processo “humanizado” e tranquilo.

Outro termo bastante utilizado nesse meio é o headhunter (caça-talentos, basicamente um especialista em Recursos Humanos, na tradução).

Esse profissional é contratado pelas companhias com o objetivo de localizar e captar profissionais com perfis específicos para cada vaga.

Vale ressaltar que não é o candidato que deve ir até o headhunter, mas sim o profissional irá contatar a pessoa caso o currículo combine com a demanda solicitada pela empresa.

Ainda que haja certa semelhança entre outplacement e recolocação profissional, é importante entender que um termo se refere à contratação de uma empresa para ajudar a alcançar um novo emprego, enquanto no outro isso depende apenas do próprio candidato.

Apesar de existir profissionais e serviços que auxiliam no processo de recolocação no mercado de trabalho, essa ainda é uma grande dificuldade para quem busca uma transição de carreira e, principalmente, para quem está desempregado.

Entretanto, com algumas dica que você irá conferir abaixo esse processo pode se tornar mais simples.

Por que tantas pessoas buscam a recolocação profissional?

São diversos os motivos pelos quais uma pessoa busca a recolocação no mercado, entretanto o principal deles sem dúvidas é porque o trabalho é o pilar, o sustento de qualquer um. Sem ele, as condições básicas de vida se tornam mais difíceis.

Mas, de forma genérica, podemos dizer que os principais motivos da busca pela recolocação no mercado de trabalho são:

  • Demissão;
  • Busca por novas oportunidades e desafios profissionais;
  • Insatisfação com salário, área, gestores, etc;
  • Cansaço quanto à demanda de trabalho;
  • Desejo de alavancar a carreira.

Para algumas pessoas desempregadas essa situação se torna preocupante ao ponto de aceitarem um salário menor para alcançar uma nova recolocação profissional.

Uma pesquisa do SPC Brasil e CNDPL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) aponta que 61% das pessoas desempregadas aceitam um salário menor para voltarem ao mercado.

Muitas vezes é comum encontrar também quem aceite mudar completamente de área de atuação pelo mesmo motivo.

Independente do motivo que o profissional possui para buscar um novo emprego, a dica é não perder tempo, já que o mercado está cada vez mais exigente.

No momento da busca, tão importante quanto a procura de um emprego em si, é o planejamento, definir os objetivos, saber avaliar e criar novas oportunidades.

Não sabe como? No tópico seguinte apresentaremos algumas dicas importantes.

Principais dicas para recolocação no mercado de trabalho

Para muita gente, se recolocar no mercado de trabalho é um dos principais objetivos no momento. Entretanto, essa não é uma tarefa simples ou que acontece sempre do jeito que a pessoa deseja.

Diante de um cenário tão conturbado na economia, que vem causando demissões e uma massa de pessoas em busca de uma nova oportunidade de trabalho, buscar saídas para se destacar é essencial.

No momento da busca por uma recolocação no mercado, não existe algo mais importante que a persistência.

Não existe uma fórmula mágica ou sorte grande que faça alguém conquistar a ocupação dos sonhos, mas há dicas que podem ajudar. Confira a seguir:

Organize as suas finanças

Principalmente quando o motivo do desemprego é uma demissão, o momento pode causar fortes impactos na vida do trabalhador, não só na parte emocional, mas principalmente na financeira.

Isso porque a maioria das pessoas não está preparada para esse momento, e não dispõe de uma poupança para situações de emergência, por exemplo.

Após a demissão, muita gente se desespera e acaba não planejando corretamente as finanças, a fim de evitarem problemas.

Thiago Alvarez, especialistas em educação financeira do portal Info Money, afirma que o ideal é ter guardado, no mínimo, o equivalente a seis meses de salário, para garantir tranquilidade em casos como o de demissão.

A organização financeira é uma forma racional de correr menos risco para enfrentar uma fase difícil. Não se desespere, esteja preparado para isso!

Adquira conhecimento

O conhecimento é considerado um dos segredos dos grande profissionais, por isso, estar em constante aprendizado é algo muito importante.

Em vez de reclamar por estar um longo período sem uma atividade remunerada, invista o tempo livre no seu próprio desenvolvimento, melhorando consequentemente o seu currículo.

Opte por cursos, palestras, workshops e troque experiências com pessoas que possam agregar conhecimento.

Aumentar a sua rede de contatos e estudar durante o período em que estiver fora do mercado mostra ao contratante que você é um profissional dedicado a aprender e se aperfeiçoar cada vez mais.

Além disso, neste processo de aprendizado é possível até adquirir conhecimento para migrar para uma nova área ou desenvolver um trabalho autônomo.

Reveja os seus objetivos profissionais

Estar desempregado é uma fase complicada para muita gente. Mas porque não transformá-la em um momento de reflexão?

É claro, você não deve ficar de mãos atadas esperando que algo incrível aconteça em sua vida profissional.

Por outro lado, esse pode ser um momento importante para pensar em sua trajetória e definir objetivos claros que poderão mudar o rumo da sua carreira nos próximos anos.

Estabeleça o que é de fato importante para você: ter apenas um trabalho, independente das condições, ou ter algo que estável e com chances de crescimento?

A procura por uma recolocação profissional deve ser entendida como um momento de mudança de vida.

Portanto, pense no que você planeja para os seus próximos anos, e se as oportunidades que estão surgindo irão suprir o que você almeja.

Talvez esse seja o momento de mudar completamente o rumo e apostar em algo novo que te permita realizar os seus sonhos.

Se você é uma pessoa cheia de sonhos e não sabe como tirá-los do papel, confira o conteúdo que pode mudar a sua maneira de pensar: Passo a passo para realizar sonhos de forma efetiva.

Crie sua própria oportunidade

Como falado no tópico anterior, o desemprego pode se tornar o “empurrão que faltava” para a sua transição de carreira.

E por que não?

Se em sua área de atuação as oportunidades estão difíceis de serem encontradas, abra o leque para outros negócios efetivos e que podem mudar a sua vida.

Talvez esse seja o momento de se especializar, desenvolver e colocar em prática uma habilidade que esteja guardada. Por exemplo a confeitaria, customização de roupas e acessórios, ou mesmo optar pela revenda de produtos.

A revenda de produtos é normalmente oferecida por empresas de marketing multinível, um mercado que vem crescendo no Brasil e ajudando muitas pessoas a mudar de vida, e conquistando cada vez mais afiliados, como são chamados os revendedores.

A área de marketing multinível se tornou uma opção bastante procurada por quem desejam alcançar a liberdade financeira, trabalhar como autônomo e também para aqueles que almejam uma recolocação profissional.

Isso porque esse mercado oferece boas oportunidades de lucro, de forma legal e de acordo com o esforço de cada pessoa.

Apesar de parecer complexo, o trabalho funciona de uma maneira simples.

O afiliado ganha uma participação nos lucros das vendas dele e também da rede de revendedores que ele construir. Dessa maneira, os ganhos podem vir tanto de forma direta, quanto indireta, por meio do recrutamento de pessoas.

Atualmente, existem muitas empresas no Brasil que oferecem esse tipo de negócio. No entanto, é importante conhecer aquela que dispõe de um plano de negócio sustentável e consolidado, de forma que seja possível planejar o futuro trabalhando neste segmento.

Se o seu desejo não é ingressar no mundo das vendas, fique tranquilo, existem diversas opções possíveis para ganhar dinheiro e adotar uma nova ocupação profissional, basta pesquisar.

Afinal, como se recolocar no mercado de trabalho?

Agora você já deve ter percebido que alcançar a recolocação profissional não é uma questão de sorte, e sim de preparo e determinação.

Nenhuma empresa de consultoria ou técnica funcionará na busca por um emprego, se o próprio desempregado não de desenvolver e se capacitar constantemente.

Se manter atualizado é essencial!

Já dizia Jorge Paulo Lemann, CEO do Grupo AmBev e um dos homens mais ricos do Brasil: “Quem não encara riscos, não faz nada. Quem fizer tudo igual aos outros, vai ficar igual aos outros”.

Colocando os tópicos acima em prática, as oportunidades certamente começarão a surgir e você estará muito mais preparado para ela.

Entretanto, se neste momento, o trabalho autônomo é para você uma forma interessante de recolocação no mercado de trabalho, pesquise as empresas ou formas de trabalhar com isso e dar um salto na sua carreira.

Como citado anteriormente, para quem pretende trabalhar por conta própria, mudar de vida e alcançar a sua independência financeira, existe uma empresa de marketing multinível que pode ajudar.

Hoje o marketing multinível têm mudado a vida de muitas pessoas, mas é claro, contando com a determinação e esforço por parte de cada um.

Conheça as vantagens do marketing multinível e porque ele é uma boa alternativa à recolocação profissional.

Kalahary Ideal

Queremos saber o que você achou!

Receba conteúdos exclusivos!

Kalahary Ideal: A sua opção de beleza e negócio!